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Pastoral

SOR – Serviço de Orientação Religiosa

O Colégio Santa Dorotéia de Brasília projeta e direciona os projetos e ações inspirado e iluminado pelo carisma e testemunho de Santa Paula Frassinetti, madre fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia e tem como principal ação promover e coordenar a formação humana e cristã, envolvendo familiares, educandos e educadores, tendo em Jesus Cristo o principal referencial de vida e de humanidade a ser seguido.

Atuação do SOR

O SOR atua em duas frentes: Pastoral e Programa de Ensino Religioso.

PASTORAL

A Pastoral escolar é responsável por manter vivo o carisma de Santa Paula e promover a formação humana e cristã para toda a comunidade educativa por meio de Projetos.

  1. Projeto Acolhida

Momento de acolhida, oração e louvor, realizado com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de segunda a sexta-feira, antes do início das aulas.

  1. Projeto Momento de Oração

Realizado com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, toda segunda-feira, nos cinco primeiros minutos de aula, para iniciar a semana de estudos com reflexões a partir de trechos bíblicos, poesias, pensamentos filosóficos, entre outros.

  1. Projeto Manhã de Formação

Ensino Fundamental I realiza um encontro anual por turma, quando vivenciam  ambiente especialmente preparado, no próprio colégio, uma manhã de convivência e formação. Os valores morais e éticos cristãos são o eixo norteador, discutidos em dinâmicas de grupo,  vídeos, músicas, momentos de escuta e debate, além de ricas reflexões.

  1. Projeto Dia de Formação

É uma ação realizada em parceria e presença do SOE – Serviço de Orientação Educacional – e tem como público alvo as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em um encontro anual por turma. É realizado fora do colégio, em uma chácara. Trabalham durante o dia inteiro, com cronograma especial que busca promover a convivência e formação humana, tendo como eixo norteador os valores morais e éticos cristãos. São dinâmicas de grupo, gincanas, vídeos, músicas, momentos de escuta e debate, além de ricas reflexões.

  1. Projeto Retiro Primeiros Passos

Retiro de um fim de semana, realizado no colégio, com os alunos do 6º e 7º ano. Esta ação visa iniciar os alunos em uma caminhada na Pastoral de Juventude Doroteana.

  1. EJD – Encontro da Juventude Doroteana

Encontro de um dia, realizado fora do colégio, com os alunos do 8º ano. Esta ação visa dar continuidade à caminhada na PJD (Pastoral de Juventude Doroteana) e promover o protagonismo dos nossos jovens, uma vez que este encontro é coordenado e executado pelos alunos do 9º ano e Ensino Médio, com a supervisão geral do SOR e demais responsáveis.

  1. RJD – Retiro da Juventude Doroteana

Retiro de um fim de semana, realizado no colégio, com os alunos do 9º ano e Ensino Médio. Esta ação visa aprofundar a caminhada dos alunos na Pastoral de Juventude Doroteana.

  1. Grupos de jovens

Organização e assessoramento junto aos grupos de jovens com encontros semanais ou quinzenais, a depender do ano, série ou segmento.

  1. Projeto Semana do Estudante

Realizar atividades que contemplem e celebrem o dia do estudante, promovendo espaços de apresentação para teatro, música, dança entre outras.

  1. Projeto Juventude em Missão

Realizar três dias de missão com os jovens do 9º ao Ensino Médio em outras comunidades, com parceria com uma paróquia, onde passarão três dias, em missão, desenvolvendo ações solidárias, conhecendo, participando e interagindo com outras realidades sociais;

  1. Projeto Natal Solidário

 Campanha de arrecadação de presentes junto à comunidade escolar, para o natal de famílias carentes. O protagonismo juvenil é a principal referência de organização e execução do projeto.

  1. Encontros Formativos com as Famílias

Encontros entre as famílias com temas voltados ao cotidiano familiar e à formação humana cristã.

  1. Celebrações

Celebrações eucarísticas e celebrações comemorativas de datas especiais, para o colégio e para congregação, durante o ano letivo.

PROGRAMA DE ENSINO RELIGIOSO

Fundamentada no carisma da Madre Fundadora, “A busca apaixonada e Cotidiana pela vontade de Deus, para transformação da sociedade” a Educação Doroteana se pauta nos pilares da Excelência Acadêmica e na Formação Humana e Cristã, trazendo em seus princípios pedagógicos um ambiente de família, sustentados no Amor, Respeito, Escuta, Acolhimento e Correção Maternal.

Na continuidade da missão de tornar vivo e vivenciado o Carisma de Santa Paula Frassinetti, a Educação Religiosa assume o papel de um dos Pilares na Educação Doroteana, e sob a luz desta percepção se faz oportuno a construção e aplicabilidade do PER – Programa de Ensino Religioso.

O Colégio Santa Dorotéia de Brasília constrói o seu PER a partir da diversidade religiosa e cultural que constitui sua comunidade educativa.

O Ensino Religioso assume papel importantíssimo nessa caminhada de construção da tolerância, percepção dos valores cristãos na construção da sociedade e desconstrução da cultura da intolerância religiosa.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – no tocante Ensino Religioso, vem reafirmar todos os objetivos apresentados e requeridos pelo PER quando afirma em sua matriz:

“Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC, o Ensino Religioso deve atender os seguintes objetivos:

  1. Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos;
  2. Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos;
  3. Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal;
  4. Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.”

O PER assume, em seu conteúdo pleno, o compromisso de sempre oportunizar meios e caminhos para que o Ensino Religioso seja uma ferramenta de importância na construção dos saberes, efetivando a vivência dos valores cristãos e do respeito a toda e qualquer diversidade religiosa.