SGAN 911 Bloco "B" Asa Norte Brasília-DF
(61) 3048 - 8051

Biblioteca

BIBLIOTECA VIRGÍNIA QUATRANA

Nossa biblioteca leva o nome da Irmã Virgínia Quatrana, que foi Madre Geral de grande relevância histórica como doroteana, incentivadora da educação formal para crianças e jovens dos colégios fundados pelas educadoras da Congregação de Santa Dorotéia.

 

Proposta educacional

  • Ser ambiente contínuo de educação e aprendizagem na construção do estudante como leitor, valorizando a leitura literária em seu cotidiano.
  • Apoiar e fortalecer o Projeto Pedagógico do Colégio Santa Doroteia no que concerne à formação integral individual e coletiva.
  • Proporcionar condições para que o educador faça uso coletivo do texto escrito e dele capte informações preciosas para o crescimento individual.
  • Promover o acesso ao conhecimento disponível nos livros, revistas jornais físicos e de forma virtual.

 

Prestação de Serviços

  • Empréstimo de livros e revistas
  • Suporte tecnológico (computadores com acesso à internet) e acesso ao acervo físico para pesquisa escolar
  • Orientação e apoio dos educadores
  • Xerox e impressão (em preto e branco e colorida)
  • Sistema Pergamum (em processo de implantação) que permite a digitalização dos processos de cadastro e empréstimo e a consulta ao catálogo online.

 

Informações Gerais

  • O empréstimo é realizado somente a usuários cadastrados. O cadastro deve ser presencial.
  • O atraso na devolução de livros implicará o pagamento de multa de R$1,00 por dia e por obra.
Categoria
Quantidade
Prazo
Estudantes (Fundamental I) 03 livros 07 dias
Estudantes (Fundamental II e Ensino Médio) 05 livros 10 dias
Professores e Funcionários 08 livros 15 dias

 

Funcionamento

Segunda-feira à Sexta-feira

Horário: 8h às 18h, durante o período letivo.

Durante o período de medidas de contingência, a biblioteca está aberta para empréstimos de 9h às 15h.

Para mais informações a respeito das medidas de contingência na Biblioteca, CONSULTE NOSSO PROTOCOLO ABAIXO:

Sumário

  1. APRESENTAÇÃO
  2. ORIENTAÇÕES PARA O USO DO ESPAÇO
  3. EMPRÉSTIMO DE LIVROS
  4. RESERVA DE LIVROS
  5. QUARENTENA DOS MATERIAIS DEVOLVIDOS
  6. ORIENTAÇÕES AOS FUNCIONÁRIOS

 

APRESENTAÇÃO

O Colégio Santa Dorotéia tem como sua proposta principal “ser ambiente contínuo de educação e aprendizagem marcado pela excelência acadêmica” (COLÉGIO SANTA DOROTÉIA BRASÍLIA, 2020). Dentro dessa proposta a biblioteca tem um papel fundamental na formação acadêmica do estudante, e no atual momento em que precisamos lidar com a pandemia da COVID-19, buscamos manter da maneira mais segura possível o contato dos estudantes com a biblioteca da nossa escola.

Seguindo às orientações da Organização Mundial da Saúde que recomenda o distanciamento social (OPAS/OMS, 2020), limitamos a quantidade de usuários que podem permanecer dentro da biblioteca, sendo 2 nas mesas de estudo e 1 para atendimento. Os demais estudantes aguardarão atendimento do lado externo da biblioteca, mantendo as orientações de distanciamento social adotadas pelo Colégio Santa Dorotéia Brasília (2020).

 

ORIENTAÇÕES PARA O USO DO ESPAÇO

Os usuários que estejam fazendo uso do espaço de estudo, terão o tempo limite de duas horas de uso caso haja fila de espera para o uso dos mesmos. No caso de não haver demanda, o tempo será livre.

Caso haja mais demanda para atendimento além do permitido, os usuários devem permanecer do lado externo da biblioteca, mantendo o distanciamento de 1,5m. Aos usuários que desejem usar o espaço de estudos, caso não haja vaga, é necessário colocar seu nome na lista de espera.

Todos os usuários presentes no espaço da biblioteca devem fazer o uso obrigatório de máscara e fazer a higienização das mãos de forma frequente (OPAS/OMS, 2020).

 

EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Visto que uma das formas de contágio pelo Corona vírus é pelo contato com superfícies contaminadas (BRASIL, 2020), ainda que a possibilidade de contágio não seja a mais elevada, decidimos tomar algumas medidas para segurança dos usuários que desejem fazer empréstimos dos livros da biblioteca.

Os livros são materiais sensíveis, não sendo possível sua higienização com álcool 70% nem a exposição deles à raios UV (MARQUINA ARENAS, 2020). Assim resolvemos seguir as orientações dadas pelo Northeast Document Conservation Center (NEDCC), que seguem de acordo que as pesquisas do REopening Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project são atualizadas.

O acervo permanecerá com acesso restrito, sendo autorizado a ida às estantes somente acompanhado de um funcionário da biblioteca.

Para realizar o empréstimo, o usuário deve fazer a solicitação ao funcionário da biblioteca. Orientamos que o aluno já saiba qual título deseja levar, para a otimização do atendimento. Caso não saiba, o usuário será acompanhado por um funcionário ao acervo. Os livros serão colocados dentro de uma sacola plástica, higienizado com álcool 70% e entregue ao usuário.

Durante esse período de medidas de contenção mais rígidas, será permitido o empréstimo de 2 livros para os estudantes do ensino infantil.

Para o procedimento de devolução, o usuário deverá devolver o livro dentro da sacola na qual ele foi emprestado e manter o distanciamento do balcão de atendimento. Após a devolução, os materiais emprestados deverão passar por uma quarentena em área isolada e arejada até que possam ser novamente disponibilizados para empréstimo.

 

RESERVA DE LIVROS

Os usuários, ou responsáveis pelos estudantes que desejam realizar o empréstimo por meio de reserva, deverão entrar em contato pelo e-mail [email protected] com no mínimo 24 horas de antecedência, de preferência já com as informações de título e autor da obra desejada e com os dados do estudante: nome completo, série e turno que estuda e se deseja que a retirada seja por meio do drive thru.

Para a retirada do material, os alunos podem se encaminhar atéa  biblioteca. Se os responsáveis pelo aluno preferirem a retirada por meio do sistema drive thru, eles devem agendar o dia e o horário de retirada, sendo que a prioridade é por ordem de agendamento. Será necessário verificar a disponibilidade de horários com um funcionário da biblioteca.

 

QUARENTENA DOS MATERIAIS DEVOLVIDOS

Apesar de não haver ainda um consenso entre as pesquisas de quanto tempo leva para o vírus ser eliminado de uma superfície, os resultados mostram que ao menos o vírus perde sua viabilidade de transmissão mais rapidamente em superfícies de papel do que de plástico (NORTHEAST DOCUMENT CONSERVATION CENTER, 2020). Assim, recomenda-se uma quarentena de 4 dias para livros infantis, livros com capa plastificada e revistas, e 3 dias para livros comum, com capa em papel [grifo nosso].

 

ORIENTAÇÕES AOS FUNCIONÁRIOS

Os funcionários devem ficar atentos às normas de distanciamento e de quantidade de pessoas dentro da biblioteca. Todas as janelas da biblioteca devem estar abertas para maior ventilação do ambiente. Atenção à higienização das mãos, especialmente após os manuseios dos livros, que deve ser feito com luvas (MARQUINA ARENAS, 2020). O uso de máscara e do face shield é obrigatório durante todo o período de atendimento da biblioteca.

As medidas de limpeza e desinfecção do espaço da biblioteca serão feitos de acordo com o Protocolo de Procedimentos e Condutas para o retorno das aulas (COLÉGIO SANTA DOROTÉIA BRASÍLIA, 2020).

 

_________________________________________

  • REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Tem dúvidas sobre o Corona vírus? O Ministério da Saúde te responde. Brasília: Ministério da Saúde: 2020. Disponível em: http://saude.gov.br/coronavirus. Acesso em: 10 set. 2020.

COLÉGIO SANTA DOROTÉIA BRASÍLIA. Nossa História. Disponível em: https://santadoroteiadf.com.br/conheca-o-colegio/nossa-historia. Acesso em: 12 set. 2020.

COLÉGIO SANTA DOROTÉIA BRASÍLIA. Protocolo de procedimentos e condutas para o retorno às aulas presenciais. [Brasília: Colégio Santa Dorotéia, 2020].

MARQUINA ARENAS, J. Cómo desinfectar los libros de la biblioteca en una pandemia. Disponível em: https://www.julianmarquina.es/como-desinfectar-los-libros-de-la-biblioteca-en-una-pandemia. Acesso em: 11 set. 2020.

NORTHEAST DOCUMENT CONSERVATION CENTER. Disinfecting Books and Other Collections. Disponível em: https://www.nedcc.org/free-resources/preservation-leaflets/3.-emergency-management/3.5-disinfecting-books. Acesso em: 12 set. 2020.

OPAS/OMS. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19: anexo às Considerações sobre o ajuste de medidas sociais e de saúde no contexto da COVID-19. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52177/OPASWBRACOVID1920063_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y&ua=1. Acesso em: 16 set. 2020.