-

Artigos > Educacional > Educação Infantil > Educação Infantil - Apresentação

Educação Infantil - Apresentação

      Introdução

A Educação Infantil constitui, hoje um seguimento importante do processo educativo. Vários fatores contribuem para a expansão da Educação Infantil no mundo, entre os quais se destacam o avanço do conhecimento científico sobre o desenvolvimento da criança, a participação crescente da mulher na força de trabalho extra domiciliar, a consciência social sobre o significado da infância e o reconhecimento, por parte da sociedade do direito da criança a educação, em seus primeiros anos de vida.

A formulação das diretrizes gerais para a Educação Infantil está baseada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Educação Infantil tem um significado particularmente importante quando se fundamenta numa concepção de criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento como sujeito ativo da construção do seu conhecimento.

     Justificativa

A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico, pertence a uma família que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. E profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca, o que lhe confere a condição de ser humano único.

As particularidades desta etapa de desenvolvimento exigem que a Educação Infantil cumpra duas funções complementares e indissociáveis: Cuidar e Educar, complementando os cuidados e a educação na família ou no círculo da família.

                 Imprimir Enviar artigo

Outros artigos nesta categoria
Projeto: Crianças de 2 anos no Ciberespaço
Educação Infantil - Apresentação
Diretrizes
Objetivos Gerais